A "Maravilha do Atlântico Sul", Balneário Camboriú, é um dos maiores pólos receptores de turistas do Sul do País. Com uma população fixa de 70 mil habitantes, chega a receber um milhão de visitantes no verão quando registra uma temperatura de até 40 graus atraindo moços e velhos em busca de muito sol, praia, esportes e divertimento noturno. A água do mar é sempre "morna" no inverno e no verão, o que atrai milhares de Argentinos que são proprietários de cerca de 10% dos imóveis e visitam regularmente a cidade, inclusive após o final do verão, com grupos de Terceira Idade que costumam esticar o movimento até o mês de maio.

Município jovem, fundado em 1964, vai fazendo história no litoral Sul do Brasil por possuir muita beleza natural e uma boa estrutura de serviços com expressivo parque hoteleiro e, nos últimos anos, servindo como base para milhares de visitantes que freqüentam o complexo turístico Beto Carrero World, o quinto maior parque temático do mundo, localizado no município de Penha, distante 30 minutos de Camboriú.

     Principal centro de lazer de Santa Catarina, Balneário Camboriú é uma cidade em permanente crescimento (a indústria da construção civil é a maior do Estado), possuindo uma boa infra- estrutura de serviços e servindo como sede para as demais praias vizinhas. Passeios maravilhosos podem ser feitos, utilizando ônibus, automóvel ou barco.

    A região é muito linda, com destaque para as praias de Porto Belo e Bombinhas onde o encontro do oceano com os costões e a Mata Atlântica proporciona um show visual.

    Em Balneário Camboriú o principal evento, afora a temporada, é a passagem da Noite de Ano Novo, com um show pirotécnico que se extende pelos seis quilômetros de orla marítima.

    Esportes na praia e vida noturna muito intensa são marca registrada de Balneário Camboriú.

     A praia central é a mais freqüentada mas a região ao Sul, conhecida como Costa Brava, reserva ao visitante cenários de intensa beleza. Visitar estas praias é rotina para tantos quantos conhecem Camboriú, a cidade com maior crescimento populacional em Santa Catarina nos últimos oito anos.
    É
em Balneário que parcela expressiva dos turistas que freqüentam as festas de outubro em Santa Catarina, as Oktoberfests, se hospedam. Estas festas, chegam a atrair até 1,5 milhão de visitantes por ano e ajudam a movimentar o comércio e o trade turístico da cidade fora da temporada.

     O Parque da Santur, localizado há poucos minutos do Centro de Balneário Camboriú, é o atrativo turístico mais visitado no eixo da BR-101 que corta Santa Catarina. Uma visita àquele Parque é um programa completo para toda família.

Balneário Camboriú é uma cidade nova e com Turismo e Hotelaria, neste ano está instalando-se uma Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e, o próximo projeto, é uma Faculdade de Enfermagem associada a um hospital escola. A Faculdade de Oceanografia, instalada na vizinha Itajaí, tem intensa participação no planejamento de Balneário Camboriú, através de transferência de conhecimento e programas de pesquisa.

     Foi inaugurado o Parque Unipraias, que é um complexo turístico englobando as Estações Barra Sul, Mata Atlântica e Laranjeiras. A ligação entre as três estações é feita por 47 bondinhos aéreos que circulam as três estações.

     Visite Balneário, somos um povo amável e hospitaleiro, vivemos basicamente de turismo e aguardamos sua visita. Você vai gostar.

 

LINKS REGIONAIS IMPORTANTES:

* Santur - Órgăo Oficial de Turismo de Santa Catarina

* Informações sobre o clima

* Informações sobre IPVA e multas

* Universidade Federal de Santa Catarina

* UNIVALI